Gás Natural Veicular
O Gás Natural Veicular (GNV) é o mais limpo dos combustíveis fósseis alternativos utilizados atualmente e a grande diferença para o GPL é a sua constituição, sendo o Gás Natural Veicular composto por metano e etano enquanto que o GPL é composto essencialmente por propano e butano.
Os países que mais utilizam esta fonte energética é o Paquistão, Argentina, Irão e Brasil.
A sua utilização em veículos é feita através de Gás Natural Comprimido e a matéria prima (Gás Natural) pode ser obtida através de duas formas: através de reservas naturais ou através de sistemas extratores dos resíduos sólidos urbanos (lixeiras e aterros).
Ambiente
No que diz respeito a reservas naturais de Gás Natural, importa referir que a Rússia é a grande potência mundial, agregando 40% das reservas mundiais de Gás Natural, seguida do Norte de África (Argélia, Nigéria e Líbia) e Médio Oriente.
Relativamente à quantidade de Gás Natural que as reservas contêm, as informações oficiais (disponíveis em Association for the Study of Peak Oil and Gas) referem que comparativamente às reservas de petróleo, as reservas de Gás Natural disponibilizam atualmente o dobro da quantidade. Permitindo desta forma que o Gás Natural se apresente como uma fonte energética fóssil de relevo.
Outro argumento de peso desta fonte energética é o facto de este ser obtido através de sistemas extratores aplicados em lixeiras e aterros, extraíndo Biometano (também conhecido como Biogás) dos resíduos sólidos urbanos. O Biometano pode ser transformado em Gás Natural e comprimido de forma a ser utilizado como fonte de energia a veículos devidamente adaptados. Apresentando-se desta forma como uma energia renovável aplicada ao setor dos transportes.
É um combustível alternativo às opções energéticas mais comuns mas a sua comercialização quer ao nível da instalação quer ao nível do consumo ainda está numa fase bastante inicial e atualmente está mais associado a frotas de empresas do que a veículos particulares, nomeadamente a Carris, STCP (transportadoras públicas), Valorsul (Resíduos Urbanos) e Goldenergy (Fornecedor de Gás Natural).
Poupança
É um combustível que passa em todos os testes relativos ao impacto no meio ambiente, mas a sua vantagem mais relevante é sem dúvida a poupança, conseguindo atingir níveis de poupança ainda mais significativos que o GPL.
Segundo a principal associação nacional de veículos movidos a Gás Natural a instalação ronda os 2000€ e apesar de não haver uma homologação quanto ao preço de referência por unidade de medida (metros cúbicos), a associação avança com uma estimativa de 70% de poupança comparativamente ao preço por litro do gasóleo.
Segurança
Tal como nos sistemas GPL, os requisitos de segurança são de uma exigência extrema, o que permite disponibilizar ao consumidor final níveis de segurança inquestionáveis.
A pressão que o Gás Natural Comprimido exerce sobre o reservatório é substancialmente superior à do GPL e os reservatórios são obrigatoriamente mais resistentes.
O Gás natural comprimido evapora em contacto com o ar, não apresentando o risco de se acumular fora dos reservatórios adequados e diminuindo desta forma a probabilidade de acidentes provenientes de fugas.
Quanto às fugas, é fundamental que se respeitem todos os prazos sugeridos pelos fabricantes de forma a prevenir estas situações.
A Front Fuels acompanha todos requisitos de validade definidos pelos fabricantes com os quais opera.
Abastecimento
Relativamente a este ponto só existem postos de abastecimento para particulares em Braga, Loures, Lisboa e Porto. Nestes dois últimos locais só serão possíveis através de uma afiliação à Associação Portuguesa do Veículo a Gás Natural (APVGN) pois os postos de abastecimento são do uso privado das transportadoras Carris (Lisboa) e STCP (Porto) e só os associados da APVGN poderão usufruir deste serviço.