1500 postos de Autogas até 2020
Jaime Fernández Cuesta, diretor executivo da Repsol GLP, assegurou que Espanha já possui uma ampla rede de postos de autogás, com mais de 500 estações de abastecimento, embora o número de postos de abastecimento seja mais do que suficiente para satisfazer a procura nacional atual, passarão a ser 1.500 nos próximos três anos, capazes de fornecer cinco vezes o número de veículos a GPL que circulam em todo o país.
“O Autogas é o combustível alternativo que tem mais potencial para crescer e de se adaptar às necessidades do mercado, ao contrário de outras energias alternativas que têm uma perspectiva mais complicada, as estações só precisam de um tanque e um dispensador com um pequeno investimento. Isso não pode ser feito por outros combustíveis alternativos “, disse Fernández Cuesta.
Comentou também que, o governo, não está a apoiar o suficientemente o uso de Autogas em comparação com outras alternativas. “De fato, embora a recepção seja geralmente boa, algumas Administrações regionais não querem ouvir falar sobre o Autogas, geralmente por ignorância”, explicou. E esta é uma das aspirações da Cluster Autogas Espanha, da qual Fernández Cuesta é o presidente.
A Cluster quer que as administrações apoiem a utilização do Autogas da mesma forma que estão a apoiar a expansão dos veículos eléctricos, devido às vantagens ambientais e económicas do Autogas, bem como uma maior autonomia em comparação com os combustíveis tradicionais (1.200 quilómetros sem reabastecimento, dos quais 600 km são feitos com Autogas), e a disponibilidade no abastecimento tendo em conta a rede de postos que dispomos.
Além disso, Fernández Cuesta disse que a Repsol tem uma ampla gama de veículos, que circulam a GPL, na sua frota. Nesta linha, a empresa implementou um serviço de mobilidade interurbana disponibilizando estes veículos para o transporte dos seus funcionários.
O Cluster Autogas nasceu em Outubro de 2016 com o objectivo principal de promover a utilização do Autogas como combustível alternativo, bem como melhorar a competitividade dos sectores, a ele relacionados, promovendo a investigação, o desenvolvimento e a inovação dos produtos e serviços de todos os seus membros. É uma associação multissectorial, fundada por nove empresas e entidades representativas de toda a cadeia GPL, incluindo a Repsol, Cepsa e Disa; fabricantes de veículos e de componentes como Peugeot (PSA), Fiat Chrysler, King Long e Begas Motor; E centros tecnológicos como a Idiada e o Centro de Motores Térmicos da Universidade Politécnica de Valência.